Câmara municipal de Serrania MG A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Conheça a Cidade

Serrania é uma pequena cidade, localizada no Sul de Minas Gerais. A cidade foi fundada em 17 de Dezembro de 1938 e conta atualmente com uma população de 7.540 habitantes, de acordo com o censo 2010 do IBGE.

Clima

O clima é o tropical de altitude. Dentro do município, existem leves variações dessa condição com ventos e frio mais ou menos intensos dependendo do grau de exposição do terreno à umidade, sol e ventos. O verão é quente e úmido, porém, ameno em relação ao clima tropical. A primavera é amena e com chuvas, porém com variações bruscas de calor e frio, gradativamente evoluindo para calor à medida que se aproxima do verão. O outono começa quente e evolui gradativamente para frio, de maneira que no último mês do outono se tem um mês mais frio do que o último mês de inverno. O inverno oficial começa seco e frio, com eventuais geadas durante a madrugada, e termina muito parecido com a primavera. Existem alguns relatos da ocorrência de neve em uma ocasião, no século passado, nos pontos mais altos do município, como a Serra dos Alemães (chamada popularmente de Torre). A condição climática sofre forte influência de massas polares e predominam os ventos do sul. Média anual: 19,6 °C, média máxima: 26,9 °C, média mínima: 14,3 °C. Índice pluviométrico anual: 1592,7 mm.

Economia

O município apresenta desde o início uma forte vocação agrícola. Baseia-se principalmente na cafeicultura e produção leiteira. O município apresenta ainda uma cooperativa que beneficia parte do leite produzido, uma fábrica de tecidos, algumas pedreiras e outras empresas das mais variadas, porém com menor participação na economia. Embora assim seja, há muita expectativa em torno das possibilidades no setor turístico. Há inúmeras riquezas naturais e culturais, ainda inexploradas economicamente. O município vem crescendo e adquirindo recursos para obtenção da infraestrutura adequada. Nos últimos anos, parte desses problemas vem sendo trabalhados e parcialmente revertidos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serrania